Refazendo com Orgânicos

Que os alimentos “não orgânicos” são cheios de agrotóxicos que fazem muito mal a nosso organismo todo mundo sabe… o que poucos se dão conta é que o consumo de alimentos orgânicos não faz bem somente à nossa saúde, mas também contribui para um mundo mais justo, preserva o meio ambiente, valoriza o trabalho do agricultor, faz com que pequenos e médios produtores se fixem na terra e não sejam expulsos pelo grande produtor que  “coincidentemente” usam muitos agrotóxicos!

Se você sempre criticou a superpopulação nas cidades e a marginalidade, dê um passo contra tudo isso, ajude a manter o pequeno produtor na terra, procure saber sobre a economia solidária e consuma alimentos orgânicos!!

A maior arma que temos para fazer um mundo melhor é o consumo consciente!


Por que Consumir Alimentos Orgânicos?

1. São Alimentos Nutritivos e Saborosos
Com solos balanceados e fertilizados com adubos naturais, se obtém alimentos mais nutritivos. A comida fica mais saborosa, conservam-se suas propriedades naturais como vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas. Um alimento orgânico não contém substâncias tóxicas e nocivas à saúde. Em solos equilibrados as plantas crescem mais saudáveis, preservam-se suas características originais como aroma, cor e sabor. Consumindo produtos orgânicos é possível apreciar o sabor natural dos alimentos.

2. Saúde Garantida
Vários pesticidas utilizados hoje em dia no Brasil estão proibidos em muitos países, em razão de consequências provocadas à saúde, tais como o câncer, as alergias e a asma. Um relatório da Academia Americana de Ciências, de 1982, calculou em 1.400.000 o número de novos casos de câncer provocados por agrotóxicos. Além disso, os alimentos de origem animal estão contaminados pela ação dos perigosos coquetéis de antibióticos, hormônios e outros medicamentos que são aplicados na pecuária convencional, quer o animal esteja doente ou não. Consumindo orgânicos protegemos nossa saúde e a saúde de nossos familiares com a garantia adicional de não estarmos consumindo alimentos geneticamente modificados.

3. Proteção às Futuras Gerações
As crianças são os alvos mais vulneráveis da agricultura com agrotóxicos. “Quando uma criança completa um ano de idade, já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira, de agrotóxicos que provocam câncer”, diz um relatório recente do Environmental Working Group (Grupo de Trabalho Ambiental). A agricultura orgânica, além do mais, tem a grande tarefa de legar às futuras gerações um planeta reconstruído.

4. Amparo ao Pequeno Produtor
O trabalhador rural precisa ser preservado, tanto quanto a qualidade ecológica dos alimentos. Adquirindo produtos ecológicos, contribuimos com a redução da migração de famílias para as cidades, evitando o êxodo rural e ajudando a acabar com o envenenamento por agrotóxicos em cerca de 1 milhão de agricultores no mundo inteiro. Assim, as pequenas propriedades poderão manter-se sem dívidas pela compra de insumos químicos.

5. Solos Férteis
Uma das principais preocupações da Agricultura Orgânica é o solo. O mundo presencia a maior perda de solo fértil pela erosão em função do uso inadequado de práticas agrícolas convencionais. Com a Agricultura Orgânica é possível reverter essa situação.

6. Água Pura
Quando são utilizados agrotóxicos e grande quantidade de nitrogênio, ocorre a contaminação nas fontes de água potável. Cuidando desse recurso natural, garante-se o consumo de água pura para o futuro.

7. Biodiversidade
A perda das espécies é um dos principais problemas ambientais. A Agricultura Orgânica preserva sementes por muitos anos e impede o desaparecimento de numerosas espécies, incentivando as culturas mistas e fortalecendo o ecossistema. A Fauna permanece em equilíbrio e todos os seres convivem em harmonia, graças à não utilização de agrotóxicos. A Agricultura Orgânica respeita o equilíbrio da natureza e cria ecossistemas saudáveis.

8. Redução do Aquecimento Global e Economia de Energia
O solo tratado com substâncias químicas libera uma quantidade enorme de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso. A agricultura e administração florestal sustentáveis podem eliminar 25% do aquecimento global. Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher todas as safras.

9. Custo Social e Ambiental
O alimento orgânico não é, na realidade, mais caro que o alimento convencional se consideramos que, indiretamente, estaremos reduzindo nossas despesas com médicos e medicamentos e os custos com a recuperação ambiental.

10. Cidadania e Responsabilidade Social
Consumindo orgânicos, estamos exercitando nosso papel social, contribuindo com a conservação e preservação do meio ambiente e apoiando causas sociais relacionadas com a proteção do trabalhador e com a eliminação da mão-de-obra infantil.

Fonte: Instituto Biodinâmico – Alimentos Nardelli, Planeta Orgânico e Organicfood


No Sítio Refazenda

O sítio Refazenda é um espaço em infinita construção, entre os inúmeros projetos planejados e executados pelo Instituto, temos um de grande destaque: “Refazendo com orgânicos”. Esse projeto consiste na produção de orgânicos, na forma de hortaliças e frutas, bem como em produtos beneficiados a partir dos produtos orgânicos, como  doces e compotas.

Tudo isso com o principal objetivo de ser um exemplo “vivo” para o pequeno produtor rural, de como se pode ter uma bela produção agrícola orgânica, com ganhos financeiros, sociais e ecológicos para a propriedade.

A execução do Projeto teve início no começo de maio de 2009, com a produção, em pequena escala, de feijão, melancia e alguns temperos, visando a sustentabilidade do Sítio. Logo em seguida, inciamos uma produção com caráter comercial, e a partir disso começamos com a produção de hortaliças em geral, tanto as mais usadas em nossa Região, como alface e coentro, como aquelas raras no mercado, como mostarda e rúcula.

Atualmente, temos uma produção semanal de hortaliças e outros produtos da Agricultura, que são vendidos  no mercado de Santa Bárbara e na Feira do Produto Orgânico, em Belém, capital do Estado. ( A produção é feita através da arquitetura orgânica, agroecológica, intuitiva e com principios da biodinâmica)

Hoje, nosso coordenador do Projeto, Fernando Paraense, já é o presidente da Associação de Produtores Orgânicos do Estado do Pará, Associação esta que dirige a mencionada Feira nos dias atuais. Tudo isso graças ao “refazendo com orgânicos”.

O Projeto  “corre a todo o vapor”, e já estamos produzindo “hortaliças-frutos”, como tomate, repolho, pimentão e berinjela, cuja produção não é comum em nossa Região, pelo fato da dificuldade de produzir  alimentos desse tipo no bioma em que vivemos.

O nosso ganho pelo fato de ser um exemplo vivo e bastante prático é cada vez maior; as barreiras já foram quebradas e o Projeto agora não mais reside só no Sítio Refazenda: vários agricultores da comunidade, aonde o Sítio está instalado, já estão adaptando seus produtos para o orgânico.

Ressalta-se que no assentamento Abril Vermelho (Comunidade vizinha), nossas visitas semanais deram resultado: já está sendo formada uma associação só de produtores orgânicos em locais específicos, os quais também vendem seus produtos na Feira.

Isso tudo é resultado de um Projeto simples que gastou muito mais gotas de suor do que papéis burocráticos. O financiamento foi todo feito com os recursos privados do próprio Instituto, e muito mais será feito, pois um Projeto como este, cria raízes que jamais poderão ser arrancadas.
Onde posso adquirir produtos orgânicos?

Hoje existe produção orgânica por todo o Brasil! Em Belém acontece a Feira do Produto Orgânico quinzenalmente em praças da cidade como a Praça Batista Campos e a Praça Brasil!!

* as datas das próximas feiras serão divulgadas  semanalmente aqui no site!

Vá à feira e leve sua sacola!


Consuma produtos orgânicos, o mundo agradece!

Refaça o mundo com orgânicos!

veja o vídeo Refazendo o Mundo com Orgânicos
http://www.youtube.comwatch?v=bxR_cAuzGcM
Anúncios

2 Comentários to “Refazendo com Orgânicos”

  1. Amigos, boa tarde!
    resido em Belém-PA e gostaria de saber as datas e locais em que ocorrerão as feiras para a venda de produtos orgânicos; fico no aguardo. Obrigado. Ronaldo

  2. Olá, Vcs poderiam me informar contato de produtores orgânicos em Belém? Trabalho no ramo de alimentação, preciso de um fornecedor urgente!!!Fico no aguardo.
    Obrigada,
    Lu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: